A mente

Ah....esse maravilhoso mundo do pensamento, pensamente, pensa a mente. A forma fascinante com que palavras e idéias surgem em cascatas vinculadas a temas ou sentimentos nossos, próprios, únicos e individuais. Quando penso na mente me encanto com o entendimento das formas e simbolos que fazem sentido para mim, ou que me remetem a valores e sensações que têm tudo a ver comigo. Cada um de nós é realmente um Deus. A mente é uma prova disto. Fico aqui a imaginar a mente de um Criador de tudo isso que vejo...quanta liberdade temos! Se é verdade que somos o que pensamos, se eu sou o que eu penso, posso então ser qualquer coisa...isso não é maravilhoso? Sou livre para pensar o que quero e na hora que quero! Acho que é por isso que nos apaixonamos por uma pessoa: quando conhecemos o pensamento dela. Eu, particularmente, me apaixono pela mente dos outros - ou então me apiedo delas...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A lição sabemos de cor, só nos resta aprender...

Todos nós conhecemos a música de Beto Guedes. Todos nós conhecemos as leis. Cuidados com a Natureza. As práticas sociais. Relacionamentos humanos. Sofrimentos e alegrias. A vida como ela é. Cada pessoa, dentro do seu escopo de interesses, foca em temas acadêmicos variados, alguns se especializam no saber. Outras pessoas não aprendem pela escola, mas pelas experiências e sua própria observação do funcionamento do seu mundo. E acabamos por chegar a um ponto onde o intelecto avançou muito, e o coração não avançou tanto. A sabedoria não foi alcançada. Ela é a ponte, é o que está no meio do cérebro e do coração, que é a 3a. visão (entre as sombrancelhas), fonte  apreensora das conclusões experimentais do que foi vivido e sentido. Por definição, obtida em fontes diversas,  a  sabedoria é " conhecimento e discernimento perfeito e justo das coisas e a habilidade para agir e aplicá-lo corretamente.", ou " capacidade de aplicar bem o conhecimento, agir com inteligência, com prudência, e julgar com equidade", "o resultado do conhecimento adquirido ao longo da vida, cabedal ou conjunto de informações, obtido pelo estudo, pesquisa, observação e prática de vida cotidiana." A ênfase nos verbos (ação) é a reflexão que quero deixar aqui: estamos colocando na prática aquilo que sabemos? No laboratório da vida, estamos experimentando a nossa teoria? Entendemos bem a diferença entre pensar e fazer? Colocar na prática nosso conhecimento é concretizar, fazer a diferença no mundo com aquela prática, algo se materializou através de nós. Um trabalho foi produzido, uma energia foi gasta e pode ser fotografada, pois que aconteceu. Por incrível que pareça, a sabedoria vem apenas como resultado desta aplicação,  da teoria na prática. E o sentimento correspondente ao ato validado em nosso coração.
O difícil é colocar na prática as virtudes, o subjetivo e o imponderável. Verdadeiramente uma sucessão de ensaios e erros, onde temos a permissão do livre arbítrio para testar, mas também a Lei Divina para colher os resultados da nossa ação. Fazer acontecer (materializar) é um gesto de coragem.


"Saber e não fazer é não saber" Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário